Dia 26/ABR/2015: Dia Mundial de Oração pelas Vocações...


Amados irmãos e irmãs!

O IV Domingo de Páscoa apresenta-nos o ícone do Bom Pastor: conhece suas ovelhas, chama-as, alimenta-as e as conduz. 

Neste domingo, vivemos o Dia Mundial de Oração pelas Vocações que nos lembra a importância de rezar para que o «dono da messe mande trabalhadores para a sua messe». Se a Igreja «é, por sua natureza, missionária», a vocação cristã só pode nascer dentro duma experiência de missão

Ouvir e seguir a voz de Cristo Bom Pastor, deixando-se atrair e conduzir por Ele e consagrando-Lhe a própria vida, significa permitir que o Espírito Santo nos introduza neste dinamismo missionário.

A oferta da própria vida, nesta atitude missionária, só é possível se formos capazes de sair de nós mesmos. Gostaria, pois, de refletir sobre um «êxodo» muito particular que é a nossa resposta à vocação que Deus nos dá. Quando ouvimos a palavra «êxodo», lembramos os inícios da história de amor entre Deus e o povo, mas também passa pelos dias dramáticos da escravidão no Egito. Passar da escravidão do homem velho à vida nova em Cristo é a Páscoa que se realiza em nós por meio da fé

Na raiz de cada vocação cristã há a experiência de fé: crer significa deixar-se a si mesmo, sair da comodidade do próprio eu para centrar-se em Jesus Cristo; abandonar como Abraão a própria terra pondo-se confiadamente a caminho, sabendo que Deus indicará a estrada. Como diz Jesus, «todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá por herança a vida eterna» (Mt 19, 29). 

Tudo isto tem a sua raiz mais profunda no amor.

A vocação cristã é uma chamada de amor que atrai e reenvia para além de si mesmo, descentraliza e provoca um «êxodo permanente do eu fechado para a sua libertação...» (Bento XVI).

Atitude renovada de conversão e transformação. Passar da morte à vida é celebrar o dinamismo pascal. A vocação é sempre ação de Deus que nos faz sair da nossa situação inicial, liberta da própria escravidão e nos projeta para a comunhão com Deus e os irmãos. Responder à chamada de Deus é deixar que Ele nos faça sair da nossa falsa estabilidade para nos pormos a caminho rumo a Jesus Cristo.

A Igreja, fiel ao seu Mestre, é uma Igreja «em saída», não preocupada consigo mesma nem com as suas próprias estruturas. Deus sai de Si mesmo numa dinâmica trinitária de amor, dá-Se conta da miséria do seu povo e intervém para o libertar (Ex 3, 7). A Igreja evangelizadora sai ao encontro do homem, anuncia a palavra libertadora do Evangelho, cuida as feridas das almas e dos corpos, e levanta os pobres e os necessitados.

Amados irmãos e irmãs, ouvir e receber a chamada do Senhor não é uma questão privada e intimista que se possa confundir com a emoção do momento; é um compromisso concreto, real e total que abraça a nossa existência e a põe ao serviço da construção do Reino de Deus.

A vocação cristã impele para o compromisso solidário a favor da libertação dos irmãos, sobretudo dos mais pobres. O discípulo de Jesus tem o coração aberto, e a sua intimidade com o Senhor nunca é fuga mas, pelo contrário, «reveste essencialmente a forma de comunhão missionária» (Evangelii Gaudium, 23).

Esta dinâmica de êxodo rumo a Deus e ao homem enche a vida de alegria e significado. Queridos jovens, não haja em vós o medo de sair de vós mesmos e de vos pôr a caminho! O Evangelho é a Palavra que liberta, transforma e torna mais bela a nossa vida. Como é bom deixar-se surpreender pela chamada de Deus, acolher a sua Palavra, pôr os passos da vossa vida nas pegadas de Jesus, na adoração do mistério divino e na generosa dedicação aos outros! A vossa vida tornar-se-á cada dia mais rica e feliz.

A Virgem Maria, modelo de toda a vocação, não teve medo de pronunciar o seu faça-se, à chamada do Senhor. Ela acompanha-nos e guia-nos. Cresça em nós o desejo de sair e caminhar ao encontro dos outros. 29/MAR/2015. Franciscus PP. 

0 comments:

Postar um comentário