Dias 27 a 29/OUT: Encontro Mundial de Movimentos Populares, no Vaticano...

 Eu volto da sarjeta para casa...

Ao contrário de outros pontífices, Francisco, quer ouvir líderes de movimentos populares de vários países. Eles terão um encontro com o Papa nos dias 27 a 29/OUT, em Roma. Do Brasil estará presente João Pedro Stédile, do MST e Via Campesina. .

O evento dá prosseguimento ao simpósio: “Emergências dos excluídos”, realizado no passado mês de DEZ/2013, no Vaticano. Este Encontro Mundial contará, ainda, com a participação de 30 bispos que mantêm vínculos com o trabalho social e os movimentos populares.

O evento é iniciativa do Conselho Pontifício de Justiça e Paz, presidido pelo cardeal ganês Peter Turkson. Seu objetivo: partilhar o pensamento social do Papa Francisco; elaborar uma síntese da visão dos movimentos populares e refletir sobre suas práticas organizativas; e propor alternativas populares para “enfrentar os problemas que o capitalismo financeiro e as transnacionais impõem aos pobres, com a perspectiva de construir uma sociedade global com justiça social, a partir da realidade dos trabalhadores excluídos”, frisa o convite. 

É a primeira vez na história da Igreja que um papa convoca líderes de movimentos sociais para um encontro de três dias. Outrora, os papas convocavam empresários e homens de negócio. Francisco quer ouvir os representantes dos pobres e excluídos.

Como o Papa Francisco consegue fazer tantas coisas em tão pouco tempo!

Acompanhemos e rezemos!

Um comentário:

  1. É interessante observar que enquanto muita gente quer somente falar, ensinar, doutrinar, nosso querido papa Francisco ao contrário quer só ouvir, e mais que ouvir quer conhecer outros universos simbólicos. Este é o verdadeiro espírito de São Francisco, que escuta e dialoga com todos, desde os pássaros do céu até peixes do mar.

    ResponderExcluir