Opção radical pelo humano...

Muitos libertam o mundo com a poesia...
Atitudes negativas (internas ou externas) tidas com algumas pessoas são corrosivas e destroem os relacionamentos levantando distâncias intransponíveis. Isolados e amarrados, não somos felizes! A convivência positiva é sinal de boa saúde física e mental. Estamos umbilicalmente vinculados e precisamos do respeito e carinho para viver. A liberdade e o amor, bem empregados, realizam o melhor de nós mesmos, mas quando manipulados destroem a vontade de sonhar e querer.

Não há liberdade absoluta nem amores perfeitos nos humanos, mas se concretizamos o possível temos resultados excepcionais, pois o positivo realizado contém já o divino! Os gestos gratuitos manifestam o Deus escondido.

A limitação faz parte da nossa bagagem humana. Como descondicionar a negatividade aderida e desconstruir a corrente histórica de “carmas, feitiços e maldições” familiares e pessoais que nos aprisionam? Inácio de Loyola o fez quando contava 30 anos de idade. Será que a liberdade como o amor não se conquistam antes desse tempo?

Uma maneira de construir positivamente a própria história é a de se conscientizar da negatividade que nos habita e condiciona.

A sensibilidade espontânea positiva liberta e constrói, a negativa aprisiona e encobre nossos horizontes. Quem se procura perde o sentido da vida; quem se abre e doa, o encontra. Os outros são a possibilidade de nossa realização.

A maioria das pessoas somos espontaneamente “negativas” condicionando, desse modo, o próprio agir. Têm muitas coisas e propostas que nos aprisionam por dentro!

A liberdade depende muito da sensibilidade e esta pode ser espontaneamente positiva ou negativa. Os condicionamentos negativos, provavelmente, são maiores do que os positivos. Conheço pessoas positivas e é uma delícia conviver com elas. As negativas, pelo contrário, são um purgatório e às vezes até um inferno!

Mas, é possível se definir positivamente num mundo tão doído e desgastado? É utopia ordenar o desordenado, libertar-se das próprias amarras e abrir-se ao diferente? É possível se descondicionar do negativo que nos amarra? Minha resposta: sim, é possível!

Quando alguém ama, canta ou dança o Deus escondido transparece e o infinito transluze... Carregamos a divindade na nossa pobre e frágil humanidade!

Uma pergunta: Você é livre por dentro?

Um comentário:

  1. Quando lia seu texto, fiquei imaginando, esse mundo é tão maluco que aqueles/as que naturalmente são espontâneos, desarmados/as... se veem muitas vezes, prisioneiros/as de um sistema tão mesquinho e miserável! A propósito foi para "liberdade" que fomos criados... (S. M.)

    ResponderExcluir