O poço de Jacó...

A água que eu lhe der se tornará nele um manancial... (Jo 4,14)
O “poço de Jacó” nos possibilita ir ao encontro das nossas profundezas e lembranças históricas. Muitos ficam de lado e não tem coragem de olhar para dentro... E quando o fazem, eis que brotam, primeiro e espontaneamente, lembranças internas feridas. O poço guarda e faz vir a tona as experiências mal digeridas.  

A Samaritana viu surgir da sua memória lembranças amorosas negativas, relacionamentos frustrados, amores confusos e perdidos... Só depois, com a ajuda de Deus e dos outros, vieram possibilidades e sonhos melhores. Somos mistura de luz e sombra, medo e desejo... Essa combinação do negativo com o positivo cria nossa identidade.

Mas, como passar do “poço” das lembranças negativas para o “manancial” da positividade? Há pessoas tão enraizadas no negativo que precisam de um encontro significativo para passar ao positivo do manancial da vida...

E, o que brota do “manancial”? Horizontes maiores e sonhos melhores, desejos profundos e gratuitos que ninguém pode roubar nem derrubar. em Deus? Amor às pessoas? Vontade de viver e de ser gente?... 

As possibilidades do "manancial" são imensas e personalizadas, como o amor de Deus.

O "poço de Jacó" me faz lembrar sempre do melhor que nos habita!

Uma pergunta: Seus sonhos são maiores do que suas frustrações?




2 comentários:

  1. É difícil suportar o peso das frustrações, ainda mais quando elas partem daquilo que era nossa maior fonte de confiança. Mas é preciso dar tempo ao próprio espírito, carregar a si mesmo na escuridão. Um dia sonhos voltam a brotar e nos dão asas pra sair do poço.

    ResponderExcluir
  2. "Se pudiera decir que la vida, el nacer; es en un pozo... El mérito está en salir de él, sobre todo cuando hay problemas.
    Un apoyo, ayuda o escalera son, primero nuestros padres, luego la educación-formación, la fe, el amor... Esto se descubre sólo si nos atrevemos a luchar por salir de esa oscuridad profunda sin luz, que puede ser nuestra vida común y corriente.
    ¿Mis sueños? llegar arriba, a la Luz, Vida Verdadera, el Cielo. Bendiciones abundantes y fraternas padre, unidos en la Oración especialmente para que todos los que creemos en esa Vida plena, alcancemos un día gozar de esa claridad por siempre. Amén ".

    ResponderExcluir