Advento: O “SIM” ousado à vida (Cf. Pe. A. Pallaoro sj)

 

Nem sempre temos consciência da força que a expressão “sim” carrega, pois nos faz mais "ex-cêntricos", centrados nos outros. Dizer “sim” é ampliar o próprio interior para que Deus possa atuar. Dizer “sim” é deixar Deus ser Deus.

Encanta-nos quando alguém pronuncia um “Sim!” seguro e convicto. É música em seus lábios, explosão de vida, afirmação generosa e alegre de tudo o que a pessoa é. É sílaba afiada, nota aguda, proclamação decisiva, expressão que tem peso. É um ato de fé. Quando alguém diz “Sim!” está afirmando sua vida, confiando em Deus e nos outros.

Quando alguém diz “Sim”, com toda energia e vibração, está fazendo com que todos os que o ouvem creiam na vida e se encantem com o mundo. Cada “Sim” radical é um sermão, um testemunho, um empurrão de graça para aqueles que o ouvem.

Você já percebeu como todo “Sim” repercute e desencadeia outros “Sins”? Não há palavra mais aberta, mais confiante, mais entregue. O “Sim” move e nos faz peregrinos. Se nunca nos movemos, nunca nos plenificaremos.

Há especialistas em encontrar obstáculos, fabricar pretextos, encontrar desculpas, obter adiamentos... Sempre dizem “Não” a tudo o que é novo. O “Não” é fácil, cômodo e seguro e mata a aventura. Aprender a dizer “Sim” é viver!

No processo de Salvação da humanidade tudo começou com um “Sim”, o de Maria em Nazaré. Nada de condições, nem garantias ou averiguações, mas abertura total e entrega definitiva. Será dor e será alegria; morte e ressurreição; espera e acolhida.

A Deus não agradam as condições, dúvidas, demoras, regateios... Ele espera de nós sempre um “Sim” claro, definitivo e permanente à sua proposta.

Deus nunca força a liberdade, nem mesmo nos momentos em que está em jogo o futuro da humanidade. Deus que nos criou sem o nosso consentimento, não impõe missão alguma sem a nossa permissão. Ele suscita nossos desejos, atrai, convida, mas respeita sempre nossa liberdade.

Todo “Sim” é atrevido, arriscado e aventureiro. Tudo o que é grande na vida, tudo o que é nobre, duradouro e valioso começa com um “Sim” confiante. O “Sim” emancipa, realiza e personaliza.

Maria disse SIM e se autodenominou “serva do Senhor”; põe-se a serviço dessa vocação-missão.

A vida é um lento aprendizado para dizer sempre “SIM!”

Uma pergunta: Como você responde às propostas de Deus?

Um comentário:

  1. muito Bonita a reflexão de hoje Padre Ramon.
    Digamos "SIM" a vida, e "SIM" para Deus principalmente.

    ResponderExcluir